Friday, June 22, 2007

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Acompanhe
aqui mais algumas dicas para evitar vícios ao dirigir que podem resultar em
desgaste para o carro e prejuízo para o bolso. Alguns destes vícios, passam de
pai para filho e continuam causando prejuízos. Os problemas vão da postura ao
dirigir ao comportamento no trânsito, passando por falsas idéias de
economia.
 


BRAÇO NA JANELA
Motorista que dirige com o braço
na janela corre o risco de não conseguir fazer manobra de emergência. Além do
perigo de não conseguir fazer uma manobra de emergência, pode custar multa bem
cara e perda de quatro pontos no prontuário.
 


ENCHENTE
Passar por trechos alagados pode ser bastante oneroso para o
proprietário do carro, caso o motor aspire água em vez de ar, provocando o calço
hidráulico: como o pistão recebe água, que não se comprime, pode travar o motor
e entortar as bielas, danificando-as seriamente. Evite passar por locais
alagados quando a água ultrapassar a metade da roda.

 



DIREÇÃO HIDRAÚLICA
Não
gire o volante com direção hidráulica com o motor desligado. Isso pode forçar a
tampa do reservatório, causando derramamento de fluído ou, até mesmo, deslocar a
tampa. Mesmo com o motor funcionando, não se deve deixar o volante completamente
virado por mais de 15 segundos. Nessa condição, o óleo é bastante aquecido pela
bomba da direção hidráulica, o que pode causar danos no sistema e ruídos.

 


NÃO ESQUENTE
Veículos mais novos, que têm injeção eletrônica, não
precisam ser aquecidos antes de entrar em movimento. O sistema programa a
lubrificação e a mistura ar/combustível. Além disso, a maior eficiência da bomba
de óleo e de gasolina proporcionam o desempenho adequado mesmo com o motor
frio.
 


ESTACIONAMENTO
Apoiar o pneu no passeio faz com que ele sofra a
pressão do peso do veículo. Isso pode gerar uma deformação na estrutura, alterar
a capacidade de resistência e uniformidade do pneu, além de afetar as condições
de balanceamento do conjunto rodas/pneus.
 


ÚLTIMA ACELERADA
Motoristas que têm esse hábito antes de desligar o carro
não sabem que isso só serve para desperdiçar gasolina e aumentar as chances de
danificar o motor. Isso porque o combustível não queimado irá "lavar" o óleo das
paredes do cilindro do motor. Quando ligar o carro novamente, anéis e pistão vão
funcionar, por alguns instantes, sem lubrificação e desgastar mais
rápido.
 



SUSPENSÃO
Ao ver um buraco
na estrada, alguns motoristas têm a péssima mania de frear bruscamente. Com a
roda travada, o impacto é muito maior, o que sobrecarrega a suspensão e o
próprio sistema de freios. A roda venceria este obstáculo muito mais facilmente,
se estivesse em movimento.

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