Friday, June 22, 2007

CIA divulgará documentos sobre suas operações ilegais :: Estadao.com.br

CIA divulgará documentos sobre suas operações ilegais



Material histórico compreende as ações executadas na Guerra Fria entre 1950 e 70

Operações vão desde a tentativa de assassinado de Fidel Castro até a infiltração de agentes em grupos pacifistas

WASHINGTON - A Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) divulgará na próxima semana em seu site as "jóias da família", uma coleção de documentos sobre operações encobertas, muitas delas ilegais, executadas dentro e fora do
território americano, que vão da tentativa de assassinar Fidel Castro à espionagem de jornalistas.

O diretor da agência, Michael Hayden, anunciou na noite da última quinta a desclassificação dos documentos. Ele falou num fórum de historiadores americanos, e explicou que os papéis "constituem a história da CIA". O material se refere principalmente à Guerra Fria dos anos 50, 60 e 70.

O Arquivo de Segurança Nacional da Universidade George Washington divulgou também na quinta, em seu site, alguns documentos de janeiro de 1975. Nos textos, autoridades do governo de Gerald Ford comentam a "descoberta" das atividades da CIA.

O então diretor da agência, William Colby, se refere aos "esqueletos no armário" que começam a aparecer na imprensa com denúncias de atividades ilegais. Elas vão desde as tentativas de assassinato de Fidel Castro, com a aberta participação do então procurador-geral americano Robert Kennedy, à infiltração de agentes
entre grupos pacifistas.

Colby reconhece, numa reunião de 3 de janeiro de 1975, com Ford, que a CIA "dirigiu operações para assassinar líderes estrangeiros, mas sem sucesso". O documento que transcreve a reunião cita como alvos "Fidel Castro, Trujillo, o general Sneider do Chile e outros".

No comments:

Mona in The Box